quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Empresários e Trade do turismo reclamam do poder público e divulgam carta em protesto

Da Redação - Lucas Bólico
Empresários e representantes do Trade Turístico se reuniram na tarde desta quinta-feira (16) para debater os problemas do segmento e pedir voz e espaço junto ao poder público. Os membros ligados ao setor reclamam da Prefeitura de Cuiabá e do governo do Estado, que, segundo eles não dão atenção ao turismo.

“A gente está indignado com a situação do município. Não podemos aceitar a cidade como está, feia e cheia de buracos e suja. Isso é péssimo para o turismo”, reclama Uiran Gutierrez, presidente do Trade Turístico.

No que tange à administração estadual, a bronca do segmento se refere ao abandono da pasta. “Nós tentamos uma audiência com o governador, mas não fomos ouvidos. ‘Eles’ tratam a pasta como periférica. Mas como um segmento que é o 3º ou 4º PIB nacional e 3º produto do PIB mundial pode ser considerado periférico?”, questiona.

Na avaliação do presidente do Trade Turístico, a reunião teve um saldo positivo por delinear as deficiências que o empresariado enfrenta. Também foi divulgada uma carta para sociedade, apresentando para a sociedade os problemas do turismo em Cuiabá.

O documento argumenta que a capital precisa fortalecer as estruturas de planejamento governamental e empresarial, além de desenvolver a infraestrutura para atender a demanda turística da Copa do Mundo de 2014.

A carta ainda deixa expõe a insatisfação pela ausência de uma política direcionada ao turismo para a Baixada Cuiabana. “Especialmente no momento em que se debatem as necessidades infraestruturais e logísticas do país para cumprir com eficiência e dignidade os compromissos internacionais firmados para a realização da Copa do mundo e das Olimpíadas, bem como o legado que deve permanecer em favor da sociedade após sua realização”, diz determinado trecho.

Confira a seguir a carta na íntegra.

Cuiabá 16 de dezembro de 2010

Carta de Cuiabá

Lideranças empresariais e profissionais do setor do TURISMO reunidas na sede da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) neste momento particularmente importante para o País por conta da eleição e posse da Presidência da República, o Congresso, os governos e os legislativos estaduais, conscientes da necessidade de o Brasil, Mato Grosso e Cuiabá implantar um projeto coerente ao setor do Turismo de recuperar e fortalecer as estruturas de planejamento governamental e empresarial; de preparar o Estado, a sociedade e a infra estrutura do País para as demandas decorrentes a COPA 2014.

Notadamente da necessidade de incorporar de maneira definitiva as dimensões e variáveis na formulação das políticas públicas para o Setor do Turismo , se comprometem a empreender todos os esforços para:

MOBILIZAR todo o trade Turístico para sensibilizar a população em Geral , as autoridades para a importância do Turismo principalmente no combate as desigualdades sociais com a ampliação da capacidade do Setor de gerar empregos e renda aos segmentos menos favorecidos da sociedade e de distribuição dos investimentos, orientando-os para as regiões com potencial turístico menos contempladas com recursos públicos;

FORTALECER os vínculos com a realidade social da população da Baixada Cuiabana fornecendo serviços de qualidade, em especial, para os segmentos sociais de menor renda e condições de acesso, encontrando técnicas sustentáveis e universais para desenvolvimento do Turismo;

FAZER avançar a reforma administrativa publica de Cuiabá modernizando-o e qualificando os serviços que lhe cabe prestar, para exercer seu papel como Destino indutor do Turismo , sob amplo controle democrático da sociedade, com o reconhecimento do setor empresarial e profissional como instrumento eficaz para desenvolvimento do turismo;

INTEGRAR a Baixada Cuiabana com as redes de transporte,infovia e as malhas de transmissão de energia, em interação com as redes sociais e culturais disseminadas pelo território Estadual e Nacional, com a finalidade de fomentar o setor do turismo

FORMAR novas gerações de profissionais nas áreas do Turismo referenciadas em um modelo de desenvolvimento integrado, para reduzir as desigualdades entre os diversos setores sintonizando os currículos das escolas da área do Turismo com o projeto de desenvolvimento;

ASSEGURAR que a perspectiva de crescimento do TURISMO PÓS COPA aconteça no mercado nacional e Internacional que deve condicionar as relações profissionais bilaterais, tendo, sempre, a reciprocidade como princípio principalmente com a AGECOPA e a SEDTUR;

PROPOR e monitorar a adoção de medidas urgentes pelos Municípios ( Prefeituras da baixada Cuiabana e de Cuiabá e Várzea Grande ), Estado através da SEDTUR e AGECOPA , para combater as gestões pública e privada que insistem em definir ações ,projetos e investimentos sem consulta a sociedade constituída e o TRADE TURISTICO , o desenvolvimento sustentável e a democracia, com aperfeiçoamento da legislação e dos processos administrativos.

FINALMENTE , manifestam sua insatisfação pela ausência de uma política para o setor do Turismo para a Baixada Cuiabana e notadamente Cuiabá e Várzea Grande , especialmente no momento em que se debatem as necessidades infraestruturais e logísticas do País para cumprir com eficiência e dignidade os compromissos internacionais firmados para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, bem como o legado que deve permanecer em favor da sociedade após sua realização; e reafirmam a necessidade premente da efetivação, por todas as organizações que compõem o TRADE TURISTICO de uma ação articulada que vise ao reconhecimento da importância que têm o setor , no desenvolvimento da Nação e na vida de todos os brasileiros que aqui vivem!

Cuiabá, 16 de dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário